terça-feira, 9 de outubro de 2012

Por causa da banana caturra

Minha mami sempre me falou que, quando ela morou em Porto Alegre, precisou se adaptar aos regionalismos no que diz respeito à alimentação. Eu sempre achei que era coisa pouca: falo inglês fluentemente, tiro de letra umas diferencinhas dentro da língua portuguesa.

HAHAHAHAHAHAHAHA para mim.

Até agora não sei o que é chão de dentro e chão de fora. Como o Augusto é quem cuida da parte de carnes da casa, deixo por conta dele.

No universo das laranjas, ainda tenho uma ou outra dificuldade. Tem a laranja do céu (=laranja lima) e a laranja de umbigo (=laranja Bahia). Bergamota era o mais simples, sempre soube que é mexerica.

E as bananas? Acabo de descobrir que banana caturra é banana nanica. Precisei procurar no Google. Tem umas outras nos mercados, ainda estou longe de ser fluente nelas. Ainda bem que minha preferida, a prata, aqui é prata também.

Uma fofura é chamarem qualquer doce de leite de Mumu, por causa da marca. Tipo chamar lâmina de barbear de Gillette, sabem? Metonímia, para quem, assim como eu, não esqueceu das aulas de português da escola.

Tem muito mais. Vim aqui escrever por causa da banana caturra mesmo. À medida que eu for lembrando, listo outras.

2 comentários:

Carol disse...

Oi, Raq, será que vc lembra de mim? Eu surtei e apaguei blog e FB, mas agora resolvi criar outro. Não tinha seu email pra te avisar, então tô deixando o endereço aqui nos comentários mesmo: http://tirem-as-criancas-da-sala.blogspot.com.br/

Fiquei feliz de saber as novidades!
Bj
Carol

Raq Paulino disse...

Carollll!!! Menina, há quanto tempo! Desculpe a demora monstra para eu aparecer aqui, é que o blog está meio bolas de feno mesmo. Vou lá te visitar DJÁ! Beijos mil!